A Parábola dos Trabalhadores na Vinha

    Mateus Cap 20.1-16



“Pois o Reino dos céus é como um proprietário que  saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para sua vinha. Ele combinou para pagar-lhes um denário pelo dia e mandou-os para vinha.

“Por volta das nove horas da manhã , ele saiu e viu outros que estavam desocupados na praça e lhes disse: ‘’Vão também trabalhar na vinha, eu lhes pagarei o que for justo. E eles foram.

‘’Saindo outra vez por volta do meio dia e das três horas da tarde fez a mesma coisa. Saindo por volta das cinco horas da tarde, encontrou ainda outros que estavam desocupados e lhes perguntou: 

‘’Por que vocês estiveram aqui desocupados o dia todo? Porque ninguém nos contratou  responderam  eles “Ele lhes disse  vão  vocês também trabalhar na vinha.

 “Ao cair da tarde ,o  dono  da vinha  disse a seu administrador: “Chame os trabalhadores e pague –lhes  o salário; começando com os últimos contratados e terminando nos primeiros”.

“Vieram os trabalhadores contratados por volta das cinco horas da tarde, e cada um recebeu um denário. Quando  vieram os que tinham sido contratados primeiro ,esperavam receber mais. Mas cada um deles também recebeu um denário .Quando o receberam começaram a se queixar do proprietário da vinha, dizendo –lhe:

“Estes homens contratados por apenas uma hora,  e o senhor os igualou a nós, que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia”. Mas ele respondeu a um deles: ‘’Amigo não estou sendo injusto com você. Você não concordou em trabalhar por um denario? Receba o que é seu e vá .Eu quero dar ao que foi contratado por último o mesmo que lhe dei. Não tenho o direito de fazer o quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?

 “Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão últimos.”

O que eu aprendi com esta parábola? 


Se olharmos para essa parábola com nossa visão humana, com certeza acharemos que aquele fazendeiro foi injusto, afinal, quem trabalhou mais deveria ganhar mais. Mas será mesmo que ele agiu com injustiça? Na verdade ,o problema estava nos trabalhadores que injevam o que o dono da vinha ,fez pelos outros que trabalharam menos. Eles deixaram de enxergar a graça que receberam ,para questionar a bondade daquele homem que os contratou .O dono da vinha foi justo com todos ,pois lhes pagou conforme o combinado. Ele ainda deixa claro que poderia dar que era dele para quem quisesse.


DEUS dará a mim e a você o que ele quiser!


Assim diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e aparta o seu coração do SENHOR ”Jeremias  17.5 .O que DEUS nos adverte neste verso é a respeito de fazermos da carne mortal o nosso braço ,a nossa força, a nossa fonte de recursos ,e quando isto acontece automaticamente as pessoas aparta o seu coração do Senhor. 

Peço a DEUS que me conceda sabedoria, conhecimento e discernimento para caminhar segundo o seu propósito, pois aos olhos humanos quem sai na frente sempre chegara na frente! Ai que está  a questão? Sair na frente por sua própria vontade ou a vontade de DEUS?

Que DEUS crie em nós um coração que seja sempre o seu lugar,nos concedendo sempre a sua direção!






Que a Paz que excede todo entendimento esteja comigo e com você amada (o) irmão! 

DEUS abençoe!



تعليقات