A Parábola do Filho Perdido

Lucas 15:11-32

Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.O mais novo disse ao seu pai: Pai,quero a minha parte da herança.Assim ,ele repartiu sua propriedade entre eles.

"Não muito tempo depois ,o filho ,mais novo reuniu tudo o que tinha ,e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelente.Depois de ter gasto tudo,houve uma grande fome em toda aquela região ,e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região ,mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarroibeira que os porcos comiam ,mas nínguem lhe dava nada.

"Caindo em si ,ele disse: Quantos empregados de meu pai tem comida de sobra, e eu aqui  morrendo de fome!Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, lhe direi: Pai,pequei  contra o céu e contra ti.Não sou mais digno de ser chamado seu filho;trata-se como um  dos teus .A seguir levantou-se e foi para o seu pai.

"Estando ainda longe,seu pai o viu e,cheio de compaixão ,correu para o seu filho ,e o abraçou e beijou.

"O filho lhe disse: Pai ,pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho."Mas o pai disse oas servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e visitam nele .Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e mantem-no .Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou á vida; estava perdido e foi achado .E começaram a festejar o seu regresso.

"Enquanto isso ,o filho mais velho estava no campo .Quando se aproximou da casa ,ouviu a musica e a dança .Então chamou um dos servos e perguntou -lhe o que estava acontecendo .Este lhe respondeu: Seu irmão voltou ,e seu pai matou o novilho gordo,porque o recebeu de volta são e salvo.

"O filho mais velho encheu-se de ira e não quis entrar.Então seu pai saiue insistiu com ele.Mas ele respondeu ao seu pai.Olha!todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci á tuas ordens.Mas tu nunca me destes um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa este seu filho que esbanjou os teus bens com as prostitutas ,matas o novilho gordo para ele!

" Disse o pai : Meu filho ,você está sempre comigo ,e tudo o que tenho é seu.Mas nós tinhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos ,porque ele estava morto e voltou a vida, estava morto e voltou á vida,estava perdido e foi achado".




Deus está sempre pronto para nos receber, independente dos nossos pecados, mas é preciso o arrependimento. Buscai-me-eis ,e me achareis ,quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jeremias 29-13) Qual é o pai verdadeiro que não quer o filho por perto.

Se decidirmos viver sem Deus, até poderemos ter muito (dinheiro). Mas estaremos vivendo na lama, como o filho perdido da parábola, sempre nos faltará algo que só ELE nos preencherá.Os que amam a tua lei desfrutam paz,e nada há que os faça tropeçar. 
(Salmo 119-165).

Busquem ,pois em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.(Mateus 6:33).

E se um irmão nosso se desviar e Deus lhe der dons, não fiquemos tristes. Porque “nosso irmão estava morto e voltou a vida”.Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
(1 João 4-8).

Fui crucificado com cristo .Assim,já não sou eu quem vive,mas Cristo vive em mim.A vida que agora vivo no corpo,vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gálatas 2-20).


Nosso Deus e Pai nos segura pela mão, espere Nele, confie Nele!

Deus abençoe sua vida!

تعليقات