A Parábola do Rico sem Juízo

Lucas Cap 12: 16-21

Então lhes contou esta parábola :A terra de certo homem rico produziu muito.Ele pensou consigo mesmo : O que vou fazer?Não tenho onde  armazenar minha colheita.

"Então disse: Já sei o que vou fazer.Vou derrubar os meus celeiros e contruir outros maiores ,e ali guardarei toda a minha safra e todos meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens ,armazenados para muitos anos.Descanse,coma,beba e alegre-se.

Contudo ,Deus lhe disse: Insensato!Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida .Então quem ficará com o que você preparou?

''Assim acontece com quem guarda para si riquezas ,mas não é rico para com Deus".




 Lucas Cap 16: 19-25 

O Rico e Lázaro


Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro,coberto de chagas,este ansiava comer o que caia da mesa do rico.Até os cães vinham lamber suas feridas.

''Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão.O rico também morreu e foi .No Hades,onde estava sendo atormentado ,ele olhou para cima e viu Abraão de longe ,com Lázaro ao seu lado.Então ,Chamou-o: Pai Abraão, tem misericórdia de mim manda que lazáro molhe a ponta do dedo na água e refresque minha língua ,porque estou sofrendo muito neste fogo.

''Mas Abraão respondeu: Filho ,lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas ,enquanto que Lázaro recebeu coisas más.Agora ,porém ,ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

E Além disso ,entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu,ou do seu lado para o nosso ,não conseguem.
''Ele respondeu: Então eu te suplico,Pai: manda Lázaro ir a casa de meu pai ,pois tenho cinco irmãos .Deixe que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento.

"Abraão respondeu: Eles tem Moisés e os Profetas ;que os ouçam.
Não ,pai Abraão, disse ,ele mas se alguém dentre os mortos fosse até eles ,eles se arrependeriam.

''Abraão respondeu: Se não ouvem a Moisés e os Profetas,tampouco se deixarão convencer ,ainda que ressucite alguém dentre os mortos.  


O Apóstolo Paulo instrui Timóteo a passar aos ricos segundo os padrões terrenos uma advertência. "Ordene -lhes que pratiquem o bem ,sejam ricos em boas obras,generosos e prontos a repartir.

Dessa forma ,eles acumularão um tesouro para si mesmos,um firme fundamento para a era há de vir,e assim alcançarão a verdadeira vida."(1 Tm 6 18:19).Está claro que quem é generoso em ajudar o proxímo acumula tesouros no céu.

Na parábola das ovelhas e dos bodes ,Jesus mostra que ,quando voltar ,irá separar as suas ovelhas (os justos) dos bodes(os iníquos).No Juízo Final ,serão recompensados Cristo lhes dirá:'' Venham ,benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo".(Mt 25:34).

Jesus menciona o motivo da recompensa:'' Pois eu tive fome,e vocês me deram de comer,
tive sede e vocês me deram de beber,fui estrangeiro ,e vocês me acolheram; necessitei de roupas ,e vocês me vestiram;estive enfermo,e vocês cuidaram de mim; estive preso,e vocês me visitaram".(Lucas 12 35:36).

Todavia ,dar esmolas não garante a nossa salvação .Não podemos comprar as bençãos de Deus nem nossa entrada no céu.Mas as nossas ofertas e outros atos de justiça são uma uma evidência de que fomos redimidos.O Pai vê o que apresentamos e também a nossa motivação ao ofertar, se fazemos de maneira errada ,perderemos a nossa recompensa celestial.


                   
(Música: Reina sobre Mim – Cantora: Nívea Soares)


Que o nosso Deus reine em nosso coração para todo sempre!


Deus te abençõe amada (o) irmão.










تعليقات